segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A paz reencontrada
por Coração Cruzmaltino

Tá certo que o título do post tá parecendo livro de auto-ajuda, mas eu acredito mesmo que os bons ventos finalmente voltaram a empurrar a nau cruzmaltina. Depois de três derrotas seguidas no brasileiro, o time – agora sob o comando de Tita – voltou a jogar bem e goleou o Inter, em São Januário. Na cereja do bolo, a boa vitória sobre o Palmeiras pela Sul-Americana no meio da semana, com um time recheado de reservas. Até os atritos causados pelas bobagens ditas pelo Edmundo parecem coisa do passado...

Mas vamos por partes! Primeiro, a queda do Lopes já era mais do que esperada. Depois da derrota por 4 a 0 pro São Paulo e outro revés, dessa vez em casa, diante do Coritiba, o clima que já era péssimo ficou insustentável. De negativo, apenas o disse-me-disse entre membros da diretoria na demissão do delegado. O clube não tem dinheiro, precisa se reestruturar e o elenco é fraco, isso tudo eu entendo. Contudo, mal o Dinamite assumiu e a torcida já está cansada de ver dirigentes batendo cabeça. Isso precisa mudar!

Voltando ao time, o Tita assumiu do mesmo jeito que o Lopes saiu: perdendo feio. O primeiro tempo do Vasco contra o Vitória até já mostrava uma certa evolução da equipe, mas clube grande não pode nunca ser goleado por 5 a 0. Ainda assim, mantive minhas esperanças. Apesar da pouca experiência, Tita me parecia uma boa escolha para colocar o Vasco nos eixos.

E não deu outra: primeiro, um bom resultado contra o Palmeiras pela Sul-Americana. Agora, basta um empate no jogo de volta para o Vasco continuar pela briga no torneio continental. Só acho que o Tita podia repensar essa coisa de escalar time misto, porque – embora muitos digam o contrário – o título da Sul-Americana seria muito bem vindo para qualquer clube brasileiro que está na disputa. Principalmente pro Vasco, que não vence nada relevante há tanto tempo e vive novo momento... A conquista continental viria a calhar para marcar o início da Era Dinamite.

Por fim, apesar da má fase do colorado, golear o Internacional de D’Alessandro, Daniel Carvalho, Alex e Nilmar não é tarefa fácil (mesmo que tenha o Gustavo Nery e o Clêmer pra contrabalancear). O clima em São Januário é outro, e alguns do garotos aparentemente queimados pelo Lopes voltaram a render (caso do Rodrigo António, do Mateus, do Alex Teixeira e – pasmen! – até do Alan Kardec). Com a vitória, o time já saiu da zona de rebaixamento, e aposto que o Tita continuará fazendo um bom trabalho. Vamos que vamos, Mr. Titânico!

- - -

Novidade!
Já que citei o Gustavo Nery, alguém viu ele campo no jogo de ontem? Pois é.

- - -

Já vai tarde
Não acho o Morais mal jogador, muito pelo contrário. Mas já estava mais do que evidente que o complexo de estrelinha dele ultrapassou qualquer limite razoável. O que eu não entendo de jeito nenhum é como um jogador que tanto reclamou de pressão da torcida vascaína vai parar logo no Corinthians - um caldeirão em ebulição constante. Eu hein!

- - -

Os opostos se atraem
Depois da vitória sobre o Inter, o vasco tem o segundo melhor ataque e a segunda pior defesa do campeonato brasileiro... Vamos ver se o Tita consegue dar jeito na zaga, porque tá difícil.

- - -

Quem não tem cão caça com gato
Dos quatro "reforços" que chegaram, apenas um é conhecido. É pouco, muito pouco. No entanto, digam o que quiserem, mas o Fernando (ex-Fla) consegue ser menos pior do que qualquer zagueiro do atual elenco vascaíno... Melhor do que nada!


Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não achava que o Vasco conseguiria bons resultados com um Tita no comando.