Europa em Fúria!
por Marcelo Sabtudhovic
Depois de um mês de jogos europeus, a UEFA Euro 2008 infelizmente chega ao fim e faz com que cada viciado no futebol do velho continente se sinta como um aposentado, sem ter o que fazer em suas tardes. Ao final de mais esta edição do campeonato europeu, outra “surpresa” levantou a taça. Mas vamos dar uma pequena volta no que foi realmente relevante no torneio.
É impossível não abrir este parágrafo sem comentar a Turquia. A equipe, mesmo que tenha usado e abusado da sorte nos jogos em que venceu, foi a equipe mais perseverante e empenhada do torneio, com folgas. Portugal, mais uma vez, decepcionou e ficou pelo caminho. Acho também indispensável comentar que o atacante Ivica Vastic da Áustria, por fazer um gol de pênalti contra a Polônia, foi premiado com um contrato vitalício de cerveja (isso é que é sorte!). Os croatas surpreenderam a todas as expectativas quando se classificaram em primeiro em seu grupo, mas não sobreviveram às borradas otomanas nas quartas-de-final. A Holanda, que apresentou de longe o futebol mais bonito do torneio, foi surpreendida pela mediana Rússia, que apostava todas as suas fichas em Andrei Arshavin. As maiores decepções quanto às eliminações na primeira fase ficaram, com certeza, por conta da Suécia (que perdeu a vaga na última rodada para a “Russiavin”) e França (que já deve estar acostumada a fracassos, mesmo que sempre entre com bons status em todos os torneios).
Agora, vamos falar da grande final. Que me desculpe o companheiro glorioso de blog, mas a Alemanha jogou que nem o Botafogo em final, e isso é certeza! Os alemães, mesmo quando estavam em desvantagem no marcador, não conseguiam pressionar os espanhóis, que por sua vez novamente não fizeram uma grande partida contra uma seleção tradicional. A diferença foi que numa bobeira de Lahm e Lehmann, Fernando Torres mostrou toda a sua explosão e oportunismo e deixou os espanhóis em vantagem, enquanto os alemães quase não conseguiram assustar Casillas. Aliás, que me desculpe também Joachim Löw, mas as alterações que ele fez pareceram de criança: por que colocar três atacantes de área e desfazer o meio-campo? É válido lembrar que Schweinsteiger ainda jogava, e na seleção ele faz a função de ponta, logo a equipe estava armada em um 4-2-4. Depois de suas alterações, a equipe espanhola ganhou o meio-de-campo e ficou com a bola dominada praticamente o tempo todo. Enquanto isso, Podolski, Gómez e Kuranyi apenas assistiam ao jogo do campo de ataque. Enfim, ao meu ver, a Alemanha teve todos os méritos para ficar com o vice. E, claro, a Espanha para ser campeã!
Sobre os destaques da Euro, a minha aposta Rafael van der Vaart não fez “A” diferença como faz no Hamburg e teve um papel meramente tático no esquema de van Basten. O trófeu revelação, apesar da fraca atuação diante dos espanhóis na semi-final, vai para o Arshvin - que fez chover na primeira fase e levou à Rússia à classificação. Eu acho, sinceramente, que o maior destaque da Euro foi o goleiro espanhol Iker Casillas, que operou milagres a favor da Fúria. Mesmo que Xavi também tenha feito grandes partidas, o meia não fez nada que não superasse as expectativas nele depositadas. Já o Casillas catou tudo... O Ballack, por sua vez, agora tem de se conformar com o quarto vice só este ano (!).
12 comentários:
Quero aproveitar esse post para me desculpar publicamente com o Sabthudovic - que tem nos ajudado com tanta presteza - e com os milhões de leitores e freqüentadores assíduos de nosso blog (tá, eu sei que não são tantos, mas mesmo assim).
Eu havia ficado responsável por colocar o post do nosso especialista em futebol mundial com as previsões para a grande final da Euro no ar, mas devido a vários contra-tempos durante o fim-de-semana não pude realizar a tarefa.
Com isso, e por uma falha de organização que já foi sanada, o texto não foi publicado na República da Bola. Peço, novamente, desculpas a todos.
P.S. Na verdade, graças a mim o Sabthudovic não passou a vergonha de errar outro palpite. Acreditam que ele estava apostando na Alemanha? =P
E eu lá iria imaginar que a Alemanha que iria ser o Botafogo desta final? A Espanha que na verdade está acostumada a este tipo de papelão XD
Só acreditei no óbvio.. UAHUAuHAuHUAhUHAUHA.. será Joachim Löw o Cuca europeu pra brochar bem na hora H?
A Rússia deu um passeio na Suécia e ganhou bonito da Holanda. Não foi apenas uma seleção média, foi um bom time nessa Euro, muito graças ao técnico Gus Hiddink (sei lá se é assim q se escreve)
Engraçado o Marcelo né...ha...ha..
Lógico que a Espanha mostrou ser o Botafogo da Europa, olha lá "Fúria"! Até isso temos em comun uauhahuahua
Mas agora...sobre o Joachim Low conconrdo plenamente com o Sabtudhovic! Peidou igual ao Cuca!
Espanha foi superior, sem dúvida, mas não concordo com a comparação com o Botafogo, pois a Alemanha é um time que pode surpreender a qualquer momento.
Mas a Espanha fez uma campanha muito boa, merecido.
Realmente, a campanha espanhola foi sensacional!
Mas o que eu quis dizer foi que os espanhois é que normalmente são meio botafogo, pq sempre q chega na fase decisiva ou enfrenta uma seleção grand,e ela treme.
Dessa vez, a Alemanha foi tão apática que foi parecida com o Botafogo em decisão. E sinceramente, não acho que a Alemanha pdia surpreender. Quando o segundo tempo começou com a Espanha ainda dominando a partida, foi muito fácil percerber que os alemães iriam se deixar levar pela marcação dos auri-rubros...
Bem.. é isso!
Em breve virao alguns posts sobre o futebol internacional novamente! O mercaod europeu está bem movimentado e a suruba tá rolando solta no velho continente!
Rapaz, entenda uma coisa. É simples. Se quer falar de time que perde feio em final, vá falar de Vasco da Gama, porque com o Botafogo não tem essas coisas.
Botafogo, como um GRANDE clube do futebol brasileiro, não tem em seu histórico a característica de perder finais, é só procurar saber. E quem treme em final e é apático, não é o Botafogo, isso te garanto, mas são aqueles AMARELOS que permaneceram no time nesses dois últimos anos, e ainda bem, tão vasando todos...aos poucos, mas estão!
Queria só fazer uma pergunta ao Sabtudhovic...
Quais quatro vices o Ballack tem esse ano???
Pq ao que me consta, essa história de "vice" (ainda que em forma de uma injusta brincadeira... ehuehueheu) é comigo!!! ahuahuahuahauhuhuhauhaua
Sinceramente, lamento não ter podido acompanhar a Euro esse ano, e principalmente a Final, pq eu estava acompanhando o maior campeão brasileiro de todos os tempos (em numero de titulos) jogar e garantir um bom empate com o Cruzeiro!!
É isso, e agora falando de Mercado europeu, eu reforço novamente, o campeonato brasileiro começa agora... quem perder menois jogadores e souber repor melhor, é o favorito. Acompanhem as especulações e movimentações!!!
O jornalismo é feito de notícias recentes, caro amigo botafoguense. E se tratando de perder decisões, o Botafogo está bem especialista, até porque o Vasco nem está chegando nelas.
E Dudu: O Ballack, como jogador do Chelsea foi vice da FA Cup, onde sua equipe perdeu a final para o Tottenham; foi vice da Premier League, para o Manchester United; e vice também da UEFA Champions League, também para o Manchester United. Agora pela seleção alemã, o meia conseguiu seu quarto vice em uma temporada só. Ele te superou, amigo!
O jornalismo pode ser feito de fatos recentes, mas o futebol é história e tradição!
Não, não superou Dudu não. Em um mês dudu foi vice 6 vezes no pôquer,vice em número de pódios, vice em média de pontos, vice em lucro, vice em pontos, vice em vice, vice duas vezes no quesito piada engraçada, vice mais feio, vice menos bonito, vice maior nariz (perdeu pro rodrigo e eu fiquei em terceiro), vice miss guará...
Isso em um mês!! Imagina em uma temporada!!
Postar um comentário