sábado, 21 de junho de 2008

Fora, Eurico!
por Coração Cruzmaltino


Amanhã tem jogo do Vasco em São Januário... E é dia de clássico contra o Palmeiras (antigo freguês do brasileiro de 97 e da Mercosul de 2000 – uma das partidas mais marcantes da minha história).

Incrivelmente, esse não será o principal assunto do meu post. E nem é porque o time vai à campo recheado de reservas (os titulares já não são lá essas coisas, então imaginem). O que acontece é que, independente do time misto, esse fim de semana pode ficar marcado como a data da principal conquista do Vasco nos últimos cinco anos.

A eleição na sede do calabouço tem alguns contornos de comédia pastelão. O Eurico, como sempre, tomou as suas atitudes de ditador insano e negou até o fim a legitimidade da votação. Disse que não foi avisado oficialmente e inventou uma obra patética no calabouço. A foto de hoje do “O globo”, mostrando uma montoeira de pedras sobre a porta de entrada da sede, me deu náuseas.

A verdade é que Eurico sabe que em um pleito minimamente sério ele jamais teria chances de permanecer na presidência. Tanto que, sem dúvida, o caminho escolhido vai ser insistir que o resultado não tem validade. Não por acaso, nenhum membro da presidência, incluindo o próprio Nefasto, apareceu pra votar.

Particularmente, não nutro grandes amores por Roberto Dinamite, nem acho que ele seja a salvação pro clube. Mas o principal, agora, é desvincular a imagem da Instituição Vasco da Gama da pessoa de Eurico Miranda. Ou alguém acha que é coincidência termos passado tanto tempo sem patrocínio?

Aliás, sem patrocínio e sem títulos. O último foi em 2003, antes do Eurico assumir o cargo. Com ele no trono, somos obrigados a escutar contrariados as gozações de gente como o amigo Eterno Tricolor, que afirmam e reafirmam (com razão) que o Vasco é o clube grande do país a mais tempo na fila.

No local do pleito, representantes do Ministério Público, da OAB e da Academia Brasileira de Imprensa faziam a fiscalização. Lamentável que a falta de transparência da atual gestão tenha chegado a esse ponto. Mas também, puderas, já que na última eleição até sócio morto votou no Eurico Miranda.

Escrevo enquanto espero o resultado da eleição (apesar de já se saber pela movimentação no Calabouço que Dinamite deve ter vencido com boa margem). No total, parece que menos de mil sócios compareceram. É pouco. Nas eleições fraudadas, lá no finzinho de 2006, foram mais de 3000 votos (ainda que não se saiba ao certo quantos desses foram ilegais).

Para piorar, a eleição no Vasco é indireta. Após a contabilização do pleito de hoje, 120 conselheiros da chapa vencedora e 30 da perdedora vão se unir a outros 150 conselheiros natos para escolher o novo comandante do clube na próxima sexta-feira.

Ou seja, mesmo com a vitória de Dinamite – e se ela se confirmar na justiça – o Eurico ainda pode conseguir ficar onde está. Anda até correndo um boato de que ele irá lançar o nome do ex-presidente António Soares Calçada para a escolha do tal conselho. Assim, como todo mundo sabe, o interino permaneceria como o todo-poderoso do clube.

Sabendo disso tudo, o pior é a sensação aqui dentro de mim de que o nosso ilustre presidente vai mesmo conseguir mais alguma artimanha pra se manter no poder. Por isso, sem piadas e sem gracinhas nesse post (apesar da derrota do Botafogo para a conterrânea de São Paulo em pleno Engenhão e de mais um fiasco do Fluminense – que parece ter se afeiçoado à lanterna).


P.S. Saiu o resultado. Conforme o previsto, vitória ampla do Roberto Dinamite. Mas pelos números (Oposição: 827 votos; Situação: 45 votos; Nulos: 10 votos; Branco: 5 votos), sou capaz de apostar que vai dar merda.


3 comentários:

Anônimo disse...

Na eleição antes dessa, meu colega disse que o avô dele, sócio do clube, votou no Eurico...




...só que o avô dele já tinha morrido há mais de 15 anos...

Anônimo disse...

Eurico disse que jogou a toalha!! Se bem q não se pode confiar muito nas palavras dele naum...

Mas se tudo isso se confirmar será um bem não só para o Vasco, mas para todo o futebol brasileiro!!!

Eurico é um malandro esclerosado, não aguento quando ele começa a falar q vai fazer justiça...

Anônimo disse...

Leiam essa matéria e vejam o que acham:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Vasco/0,,MUL611323-9877,00-DINAMITE+DA+A+ENTENDER+QUE+LOPES+E+ESTATUA+DE+ROMARIO+NAO+FICAM+NA+COLINA.html

Primeiro: Dinamite tá falando mais do que devia já.. pode até naum ser eleito por falar bobagem...

Segundo: A mídia deu uma forçada MUITO grande em falar que ele vai tirar a estátua do romário.. irresponsabilidade ou segundas intenções...