domingo, 22 de junho de 2008

V de Vergonha
por Eterno Tricolor

Permitam-me destoar completamente do espírito bem-humorado deste blog. Dessa vez não haverá piadinhas, tiradas engraçadas e muito menos trocadilhos infames. Não, não vou comentar mais uma derrota e a pífia campanha no Brasileirão, o que também é uma vergonha. Estou indignado, triste, enojado com o que aconteceu na manhã de ontem nos locais de venda de ingressos para a final da Libertadores entre Fluminense X LDU.

Cheguei até cedo, mas só consegui comprar meu ingresso graças ao acesso preferencial por estar com os ligamentos do tornozelo rompido e a perna engessada. Entretanto, não consegui ficar feliz com isso, pois o que eu acabara de presenciar era uma das maiores vergonhas da história do Fluminense (talvez maior do que Álvaro Barcelos estourando champagne pela virada de mesa em 96). A torcida, maior patrimônio do clube, foi humilhada, desrespeitada, feita de palhaça. Diversos torcedores que viraram a noite nos postos de venda não conseguiram comprar seus ingressos.

Com a desculpa de evitar a ação de cambistas, a diretoria do Flu reduziu de cinco para dois o número de ingressos comprados por pessoa. Contudo, quem esteve em qualquer um dos cinco postos de venda pode presenciar o tráfego livre e descarado desses ratos que infestam o futebol brasileiro. Essa atitude serviu apenas para que aumentasse consideravelmente o número de pessoas nos postos de venda. Fiscalização que é bom, não houve nenhuma.

Estive no Maracanã. Enquanto a fila dava a volta em um dos maiores estádios do mundo, os cambistas simplesmente ficavam em frente a bilheteria, chegavam perto da corda que isolava os guichês e, com a lamentável conivência dos policiais, entravam e pegavam quantos ingressos queriam. Muitas vezes ficavam entrando em vários guichês.

Os torcedores enfurecidos que assistiam a cena gritavam para que a polícia tomasse alguma atitude. Quando a pressão se tornava quase insustentável, os policiais tiravam o cambista dos guichês com tapinhas nas costas. Totalmente diferente do tratamento dado aos torcedores, que sofreram com gás de pimenta e pancadas de cassetetes.

Ouvi relatos de pessoas que viram cambistas entrarem na bilheteria pelo estacionamento ao lado e saírem de lá cheios de ingresso. Vi na TV também um policial - eu disse POLICIAL - que, ao invés de estar trabalhando, comprava ingresso para os cambistas!!!! Um sócio do clube disse também que desde quarta-feira ingressos já saíam das Laranjeiras e podia-se ver sacos de dinheiro rolando por lá. Lamentável. Parece que há muita gente envolvida nessa máfia...

Um parentêses: Há venda de ingressos pela internet para o carnaval, shows, cinema, teatro, houve para o PAN... Só não há para os jogos de futebol por quê? Parece que há muita gente interessada em não haver.

O superintendente geral do Flu, Carlos Henrique Corrêa (guardem esse nome), alegou que toda a confusão na venda de ingressos foi porque a demanda era maior do que a oferta e sequer mencionou a ação dos cambistas. É verdade, com certeza havia mais gente para comprar ingresso do que o número disponível. Contudo, era impossível que, com o ritmo de dois por pessoa, fossem vendidos 69 mil ingressos em duas horas! Milhares de tricolores ainda poderiam ter comprado seus ingressos caso estes não tivessem sido desviados para os cambistas.

Os dirigentes conseguiram a proeza de acabar com a mística dessa Libertadores, que tem tudo para ser histórica. Não, o clima não vai ser o mesmo que estava antes.

Mesmo assim, dia 2 estarei lá, torcendo com minha alma para o meu time pois sei que o Fluminense é muito maior do que alguns dirigentes incompetentes e sanguessugas que não merecem nada. Torcerei pois o time merece, Renato Gaúcho merece e, principalmente, essa torcida guerreira merece ser campeã.

Sem mais.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quantas vezes eu já não sofri com isso. É uma palhaçada, uma vergonha para um país que se diz capaz de organizar uma Copa do Mundo.

Anônimo disse...

É realmente lamentável. Qualquer torcedor que acompanha o time com regularidade passa por isso com frequencia. Além da bagunça, corre o risco de rodar com ingresso falso na mão, como aconteceu com dois amigos que compraram o ingresso pra final do carioca, na BILHETERIA do maraca. Tá tudo errado!

Anônimo disse...

Absolutamente revoltante. E o pior de tudo é saber que acabar com a ação de cambistas nem é tão difícil assim, bastava um pouco de seriedade. Mas, como disse o amigo tricolor, tem MUITA gente por trás disso tudo que não quer parar de ganhar a sua verdinha. Só nos resta torcer pra nêgo tomar vergonhana cara.

Anônimo disse...

Aliás, vou torcer para uma vitória por 12 a 0 da LDU sobre as flores lá na altitude, só pra esses cambistas morrerem cheio de ingresso na mão por falta de comprador (juro q é só por isso, juro!)

Por fim, permita-se uma pequena observação: ligamento do tornozelo rompido?? Pára de drama, rapaz... Foi só uma distensãozinha, e olhe lá! =P

Anônimo disse...

O pior é que não adiantaria, amigo, vascaíno, esses caras tem esquema pra devolver ingresso encalhado...

Mesmo assim, uma derrota por 12 a 0 não seria nada mal rsrsrs.

Anônimo disse...

Leiam o que um cambista disse em reportagem do Globoesporte.com:

"- Estou há 23 anos no ramo. É confidencial. Não tem coisa errada. Eu ganho pouco, mas ganho honestamente - diz um dos cambistas."

Tem certeza? É tipo o Eurico falando em justiça...