quinta-feira, 19 de junho de 2008

Grandes duelos nas quartas da Euro08
por Marcelo Sabtudhovic

Logo após o final da primeira fase da UEFA Euro 2008, não houve muitas surpresas que avançaram na competição e algumas seleções desapontaram, principalmente porque foram alvos de lesões de fim de temporada. As quartas-de-final da competição se iniciam e alguns confrontos chamam a atenção.

Primeiro, vamos falar das decepções: o que foi Turquia x República Tcheca? A seleção do goleiro Petr Cech simplesmente entregou o jogo no finalzinho e deixou a vaga cair do céu para a razoável seleção turca.

Em segundo lugar no ranking de desapontamento, temos a Polônia, que arrasou na fase classificatória, mas decepcionou no torneio. Acredito que o principal motivo tenha sido a lesão do artilheiro Maciej Zurawski, destaque da equipe, logo no início do torneio.

Termino os destaques negativos com a seleção sueca, também alvo de lesão do seu principal jogador, Zlatan Ibrahimovic. A eliminação dos vikings me entristeceu particularmente, pois essa será possivelmente a última competição internacional do craque Henrik Larsson.

Contudo, voltemos ao torneio e aos classificados. As quartas-de-final serão abertas nesta quinta-feira e quem passar já é considerado favorito para chegar a final.

Portugal x Alemanha

Portugal foi o primeiro lugar do Grupo A com as já previstas boas atuações de Cristiano Ronaldo. Com duas vitórias no início da competição, a seleção lusa se deu ao luxo de utilizar os reservas no último jogo da primeira fase contra a Suíça e os anfitriões puderam se despedir da competição com vitória.

Do outro lado está a Alemanha, que decepcionou no início do torneio com uma incrível derrota para os croatas e o segundo lugar no Grupo B. A expectativa era de esse jogo ser uma das semifinais, mas foi antecipado pelas medianas exibições alemãs. Mesmo com a estrela de Ballack e os gols de Podolski (que tem feito o serviço de Klose), o favorito é Portugal.

Croácia x Turquia

O segundo jogo é, de fato, o mais fraco tecnicamente. A Croácia foi bem na primeira fase, deixou pra trás Alemanha e Polônia e tem mostrado um futebol bem organizado defensivamente e muito oportunista no ataque. Com isso, os croatas vêm como favoritos para enfrentar os turcos, que se classificaram em segundo lugar no Grupo A.

A Turquia também surpreendeu com muita sorte e boas exibições nas duas últimas partidas da primeira fase e chega com status de surpresa na fase final da competição. O atacante Nihat, autor de dois gols na decisiva vitória frente aos tchecos, pode desequilibrar o confronto a favor dos turcos.

Holanda x Rússia

Como eu havia previsto, a Holanda conquistou o primeiro lugar no grupo da morte. Ainda assim, a minha aposta Rafael van der Vaart tem feito jogos bem discretos (por ter um papel extremamente funcional no esquema de van Basten). A Holanda, cujo principal destaque tem sido o conjunto, venceu a Romênia mesmo com reservas e goleou Itália e França, os dois finalistas da última Copa do Mundo. Dessa maneira, a seleção chega às quartas na condição de sensação do torneio. Sem contestação.

A adversária dos holandeses é a Rússia, que soube utilizar muito bem a velocidade de Andrei Arshavin. O atleta – destaque do clube campeão da Copa da UEFA, o Zenit – retornou no jogo contra os suecos, na última rodada, e foi decisivo na classificação dos russos. A Rússia vem como segunda surpresa na competição e terá que jogar muito mais que já jogou na história de seu futebol para bater os holandeses.

Espanha x Itália

As quartas-de-final serão fechadas no domingo, com Espanha x Itália. Os espanhóis terminaram a primeira fase com três vitórias e chegam com muita moral para as quartas. Mesmo que tenham que enfrentar a Itália, atual campeã do mundo. Os gols de Villa e o futebol envolvente e oportunista dos espanhóis precisam superar as recentes decepções da seleção para poderem passar pelos italianos, que tiveram uma competição à parte na última rodada.

Segundo a segundo, a Azzura esperou a Holanda vencer a Romênia para relaxar e comemorar a classificação com uma convincente vitória sobre a França. Talvez agora a equipe tenha entendido que salto alto não ganha jogo.

Por fim, arrisco-me a dizer que existem grandes chances de assistirmos a Portugal x Croácia e Holanda x Espanha nas semifinais. Mas como futebol não existem previsões, sugiro que ninguém deixe de assistir aos jogos porque a competição vai ficar cada vez melhor!

31 comentários:

Anônimo disse...

Para mim as seleções que apresentaram o melhor futebol foram: Holanda, Portugal, Espanha e a surpreendente Rússia!

A ex-URSS tomou uma pancada na primeira rodada mas se superou e se classificou. Mostrou um futebol ainda inexperiente mas muito rápido e com um ótimo toque de bola.

Destruiu a Suécia ontem. Poderia ter ganho de cinco!

Se aprender chutar a gol dará trabalho à Holanda!

Anônimo disse...

Já eu, embora possa até ser o único, acho que a Alemanha passa por Portugal hoje. O time do Felipão é melhor, mas algo me diz que a camisa (e a cabeça do Scolari no Chelsea) vai pesar.

Anônimo disse...

Po, vo te falar que eu to apostando na Espanha. Acho que Portugal tem maior qualidade tambem, aliás, passa hoje da Alemanha, mas to vendo vontade nesse time espanhol. O problema no caminho é a Holanda, ta jogando muito...essa Euro ta excelente! E eu aqui na faculdade fazendo trabalho huauhauha

Abs aew e Saudações alvinegras!

Anônimo disse...

Aew Vascaíno.. concordo com você, acho que dá Alemanha, e pela tradição, torço muito por isso. Mas não há como negar que pelo futebol que os alemães vem apresentado, Portugal é favorito.
Mas vamos ver né? Quem sabe a Alemanha não "supreende" e passa para as semi-finais.

Abraços e saudações football manag..... mundial futebolísticas!

Anônimo disse...

E o primeiro tempo terminou 2 a 1 pra alemanha...

Tô em aula no laboratório da faculdade, e tô acompanhando o jogo online daqui... Pelo menos pela narração dos caras parece que a Alemanha tá jogando mais, e que Portugal deu sorte de arrumar um gol.

Vamos ver o que acontece agora na segunda etapa, né... Será que vou acertar?

Anônimo disse...

Acho que vai acertar sim cara.. Alemanha tá jogando muito mais, você tá é perdendo um jogaço! Schweinsteiger tá simplesmente destruindo a defesa de Portugal cara.. mas o jogo ainda está muito aberto. Ballack já fez 3x1 e a Alemanha tá com a vaga na mão.

Volto a dizer.. imaginei um jogo diferente, com Portugal indo pra cima.. mas obviamente prefiro que a Alemanha leve a vaga pela tradição.
E eu sinceramente não aguento mais a parcialidade do Eder Luiz a favor dos portugueses e os belos comentarios de quem "entende" da Milly Lacombe..

Anônimo disse...

independentemente da narração, digamos efusiva, do eder luiz, foi um JOGAÇO!!

Uma pena, estava torcendo para Portugal...

Anônimo disse...

Po, tava torcendo pros portugueses tambem...meus palpites por aqui tão bizarros, não acerto uma! huauhauha

Amanda disse...

Alemanha foi mais inteligente que Portugal, jogou só no contra-ataque. Cristiano Ronaldo estava apático, ele precisa decidir esses jogos, po, craque que é craque tem que decidir. Destaque para Nani, entrou bem, tentou levar a seleção portuguesa ao empate, sufocando a Alemanha.

Infelizmente não foi possível, a Alemanha soube levar o jogo. Bom, apostaria na Espanha, mas eles são muito azarados, então acho que vai p/ Holanda mesmo.

Anônimo disse...

Olha.. discordo em alguns pontos sobre o fato da alemanha ter jogado no contra-ataque.. principalmente porque no início do jogo a alemanha pressionou portugal até conseguir os dois primeiros gols.. depois disso, obviamente, fez de tudo para segurar os portugueses, e o mais importante, segurar o Cristiano Ronaldo, que foi muito bem marcado.

De qualquer forma, eu acreditava que POrtugal ia levar essa, mas a camisa pesou e a Alemanha passou.. vamos ver como vai ser o duelo de Davi's amanhã!

Abraços!

Lari L disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lari L disse...

Olha, se eu tivesse feito um bolão que nem na Copa do Mundo - em que ninguém acreditava quando eu falava desde antes do início da Copa que a Itália ia ganhar -, teria me dado muito bem! Desde o começo, falei que Portugal não iria durar muito e que Cristiano Ronaldo não seria o craque da competição. Quando foi decidido esse jogo, comentei com uns amigos que a Alemanha é que iria ganhar.
Depois dessa... não falo mais nada do que eu acho. Vou é correr e jogar num bolão enquanto ainda é tempo!

Anônimo disse...

E não eu é que meu palpite estava completamente certo!

Eu sou um gênio, meu Deus, eu sou um gênio!

Anônimo disse...

Turquia e Croácia:

Incrível! Um jogo horroroso, 0x0 durante 119 minutos! A única coisa que prestou foi o minuto final onde ocorreram surpreendentes 2 gols!

A Croácia esteve se classificando durante 40 segundos.. O gol espírita da Turquia acabou com os nervos dos adversários, aí só foi terminar com os croatas nos pênaltis!

Pé de pano disse...

Esse tiem da Turquia é borrado DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu ia passar aqui hoje cedo pra dizer que apostava na Turquia, mas acabou que não tive tempo. Por enquanto, estou acertando os classificados...

Amanhã, como não poderia deixar de ser, dá Holanda. Domingo, no meu palpite mais inseguro até agora, acho que a camisa novamente vai pesar e os italianos se classificam.

Na semi que já está definida, embora a Alemanha seja amplamente favorita, acho que a Turquia pode dar trabalho (principalmente por causa da sorte absurda que acometeu os europeus muçulmanos).

E a Eurocopa tá, de fato, emocionante.

Lari L disse...

e eu continuo acertando... acho q vou vender as minhas intuições para fins de aposta.
E, fala sério, a Turquia merecia ganhar aquele jogo. Jogar bem, mas não com tanta raça e achar q dá para levar tranquilo, não adianta (caso da Croácia).
Quase tive um ataque cardíaco quando a Croácia fez o gol (falha do Rüştü, que se precipitou). Mas a Turquia foi lá e me orgulhou, fazendo o gol que tinha que ter saído desde o 1º tempo. (um deles, pq era para ter saído vários.)

Anônimo disse...

Uma grande injustiça com Pletikosa, atleta exemplar criado às margens do mar adriático!

Anônimo disse...

Na moral, la pela metade do 2o tempo percebi q eu tava torcendo pra Rússia. Eles jogaram muito! Destruiram a Holanda como haviam destruido a Suécia.
To torcendo muito por eles nessa Euro agora.

Cara, só passa 2o lugar!! Será q a Itália mantém a escrita amanha??

Anônimo disse...

Como eu disse no primeiro comentário, a seleção da Rússia sabe jogar bola!!

Acabou com a sensação do campeonato jogando um bom futebol!

Se compensar a inexperiência com raça e dedicação pode ir mais longe e fazer história!

Anônimo disse...

Cara, Itália ganha amanhã...
menos pela síndrome botafoguense da Espanha e mais pelas pefeitas afirmações do nosso freguês-amigo Sabtudhovic: "Por fim, arrisco-me a dizer que existem grandes chances de assistirmos a Portugal x Croácia e Holanda x Espanha". Caracm muleke se tu tivesse torcendo por essas seleções que vc disse que iam ganhar, eu até diria que parece eu... pé frio do caramba!!!!

Mas vai lá, continua comentando os esquemas táticos, os craques, os times e pratos preferidos de cada jogador que tu é bom nisso... mas eskece isso de arriscar o vencedor!!!! heuehuehuehuehuehuhu


Futebol é isso mesmo... uma caixinha de surpresas, já diria Galvão!!!!


Abraço e até o título da Alemanha (ou da Rússia-Zenit, já que surpresas sempre ocorrem na Eurocopa).


P.S.: Sampa rumo ao Hexa!!!! hehhehehee

Anônimo disse...

Apenas uma palavra: INACREDITÁVEL.

Não pude assistir ao jogo, por que fui lá no maracanãzinho ver o tal jogo festivo de basquete (aliás, essa parada foi muito foda)!

Quando cheguei e descobri que a Rússia tinha ganho fiquei uns dez minutos boquiaberto. Fui ler a matéria, descobri que os russos tinham dominado o jogo e vencido com justiça e meu queixo caiu de vez. Não é que a Holanda, que encantou o mundo com um belo futebol, mais uma vez decepcionou?

Tendo em vista os frustrados palpites do Sabthudovic, espero que ele - apesar de vascaíno - esteja apostando em vitória do Palmeiras amanhã.

Anônimo disse...

será que sabnadhovic vai errar todos os palpites?? rsrsr

Pé de pano disse...

Até que enfim a Itália caiu!! Time marrento e retranqueiro, não dá gosto nenhum de ver jogar.

Amanda disse...

Concordo com o Rodrigo, e a Espanha tava merecendo, eu continuo na torcida, Eurocopa só países ibéricos, e como Portugal já saiu, agora é torcer p/ a Espanha.

Destaque para o time da Rússia, jogou muito mesmo. Essa Eurocopa aliás está muito boa, alto nível.

Anônimo disse...

Tá vendo, é só eu não botar o meu palpite aqui que o time que aposto ganha! Ta lá, Espanha passou! uhauhauha

Anônimo disse...

só foi o Dudu falar que a Itália ia passar que a Espanha passou...

Lari L disse...

Esperava mais desse jogo Itália x Espanha.
No conjunto da obra, a Espanha mereceu.
Agora, não admito que falem q o time da Itália é marrento! Você olhou para o lado e viu o da Espanha? por favor, né...

Anônimo disse...

Invocadinha, a menina, não?

:)

Anônimo disse...

marrento é o Cristiano Ronaldo..

o problema é que ele esqueceu de jogar bola contra a Alemanha

Amanda disse...

esqueceu mesmo, eu falei craque que é craque tem que aparecer nessas horas